Estar em busca de um ar condicionado é adentrar em um universo de modelos, funcionalidades e potências. Provavelmente, você já deve ter encontrado aparelhos com diversas tecnologias, como caso de ar condicionado inverter ou convencional.
Essas opções disponíveis no mercado têm diferenças na tecnologia, que mudam a forma de seu funcionamento. Afetando diretamente na economia de energia, grau de ruído e impacto ambiental.
Para facilitar este momento de escolha, você encontrará neste artigo as principais diferenças entre os modelos. Com base nisso ficará mais fácil você tomar a decisão da escolha do ar condicionado inverter ou convencional.
Ar condicionado inverter ou convencional?
Com o avanço da tecnologia, muitos aparelhos foram desenvolvidos com melhorias no seu funcionamento. Este é o caso do ar condicionado inverter, que opera de maneira diferente dos modelos tradicionais. Dessa forma, por fora ele pode se parecer muito com aparelhos comuns, mas é na usabilidade que se nota as diferenças.
A principal diferença entre eles é o preço, tanto do aparelho quanto do consumo de energia a longo prazo. Portanto, um ar condicionado inverter tem um custo elevado em comparação com modelos tradicionais. Contudo, a longo prazo, a tecnologia inverter gera uma maior economia de energia. Isso acontece pela diferença entre os modelos na hora de trocar a temperatura do ambiente.
Diferença entre inverter e convencional
Nos aparelhos tradicionais o compressor trabalha em um ciclo de “liga/desliga”. Dessa forma, no momento em que o ar condicionado chega na temperatura programada, o compressor desliga. Neste período, o local gradualmente volta à temperatura ambiente, fazendo com que o aparelho ligue novamente. Gerando um maior consumo de energia a longo prazo.
Já com a tecnologia inverter, o sistema funciona de maneira contínua, sem que ele desligue completamente. Desta forma, o aparelho trabalha para manter a temperatura e com isso gera uma maior economia na conta de luz. Essa redução no consumo acontece justamente pelo sistema não ter oscilação. Com o funcionamento contínuo, o ar condicionado inverter pode chegar até 40% de economia de energia em comparação com modelos tradicionais.
Outro diferencial são os ruídos emitidos pelo aparelho. Assim, em aparelhos convencionais o barulho pode ser mais alto, já que eles desligam e ligam diversas vezes. Em contrapartida, o inverter é mais silencioso por ter seu funcionamento de forma contínua.
No quesito velocidade para alcançar a temperatura desejada, o ar condicionado inverter é mais rápido. Portanto, aparelhos com esta tecnologia trabalham com a circulação do fluido refrigerante com maior pressão. Isso faz com que o aparelho faça a troca de calor de maneira mais rápida.
O ar condicionado inverter utiliza o gás ecológico R410a, sem substâncias à base de cloro, sendo atóxico. Por outro lado, a maioria dos aparelhos tradicionais utiliza o gás R22 que, por ser a base de cloro (CFC), é tóxico e poluente.
Na hora de escolher o melhor ar condicionado para você, é necessário levar alguns pontos em consideração.
Como escolher o modelo ideal?
Com a ideia do que é melhor para você e o que cabe no seu bolso, é hora de escolher pelo ar condicionado inverter ou convencional. Portanto, para dar o ponto final na sua decisão é necessário considerar alguns pontos.
O local em que o ar condicionado será instalado fará toda a diferença. Com isso, é possível fazer o cálculo de quantos BTUs serão necessários. Os BTUs, é a Unidade Térmica Britânica, ou seja, a potência do aparelho.
Com esse cálculo em mãos, coloque na balança as suas necessidades e seu orçamento. Com tudo isso decidido e analisado, é hora de buscar seu tão sonhado ar condicionado. Se você buscar uma loja de confiança, com especialistas para tirar suas dúvidas, entre em contato conosco e conheça nossas opções!