Você já deve ter escutado de outras pessoas que o ar condicionado causa gripe e é um dos vilões para a saúde. No entanto, esse estigma não condiz com a maneira de funcionamento do aparelho. O ar condicionado não é capaz de causar uma infecção viral sozinho, para isso é necessário um conjunto de fatores.
Neste artigo vamos mostrar fatores que causam gripe e como manter um ambiente agradável sem abrir mão do ar condicionado.
O ar condicionado causa gripe?
Gripes e resfriados são causados por vírus, por isso o ar condicionado não causa gripe. O que pode acontecer é que em um ambiente fechado e com aparelho ligado, haja uma pessoa contaminada. Com o vírus circulando livremente é possível haver contágio de outras pessoas.
Mas e em casos em que a pessoa não compartilhou ambientes públicos, mas esteve no ar condicionado e ficou gripada? Nesta situação, o que pode ter acontecido é o aparelho estar em um temperatura baixa. Quando o ar condicionado está abaixo de 18°C ou com temperatura muito abaixo do clima externo, acaba afetando nosso sistema imunológico. Isso acontece porque o ar frio resseca nossa mucosa que é responsável por defender o organismo da entrada de bactérias para o pulmão.
Portanto, somente o ar condicionado sozinho não é capaz de causar gripes e resfriados. É necessário que o vírus esteja circulando em algum dos ambientes frequentados. Para evitar que o sistema imunológico seja afetado, saiba os cuidados a serem tomados.
Ar condicionado causa gripe: mito
Que o ar condicionado causa gripe é um mito nós já sabemos, agora vamos entender quais cuidados necessários para ter com o aparelho. Com essas precauções é possível evitar que ele cause algum prejuízo à saúde.
Instalação
Um ar condicionado bem instalado garante um bom funcionamento e não causa prejuízos à sua saúde. Mesmo com a instalação correta, pode haver vazamento do gás refrigerante. Caso isso aconteça, chame um técnico para realizar a manutenção, a longo prazo o vazamento pode causa problemas a saúde. Portanto, contrate profissionais especializados para fazer a instalação.
Limpeza e manutenção
O ar condicionado trabalha filtrando as impurezas do ar, como fungos, microrganismos, bactérias, evitando que sujeiras sejam inaladas. Com o tempo as sujeiras vão acumulando no filtro e por isso há a necessidade de fazer limpeza e manutenção periódica.
Com o acúmulo de sujidades, o ar condicionado vai perdendo a capacidade de filtrar e manter o ar limpo. Podendo gerar alergias e doenças respiratórias. Para evitar esse problema, mantenha a limpeza e manutenção periódica em dia. Com ela o filtro é limpo e todo aparelho é verificado, garantindo um bom funcionamento.
A limpeza pode ser feita pela própria pessoa, mas a manutenção deve ser realizada por um profissional especializado.
Evite temperaturas extremas
Temperaturas muito baixas podem diminuir a ação do nosso sistema imunológico. Além disso, mudanças bruscas de temperatura podem causar choque térmico e ocasionar prejuízos à saúde.
O ideal é configurar o ar condicionado para uma temperatura de até 8° C de diferença do clima externo. Assim, a diferença de temperaturas não será tão grande e não afetará sua saúde.
Tomando os devidos cuidados, o ar condicionado é um ótimo aliado nos dias de calor. Lembre-se de tempos em tempos ventilar o ambiente para que o ar circule. Podendo ser através de colocar o ar condicionado no modo fan ou abrindo as janelas.