Dúvidas
O primeiro procedimento é chamar o técnico instalador que realizou a instalação para verificar se há algum problema que cause esse comportamento.
Com o laudo do instalador será possível entender o motivo e, se for o caso, acionar a garantia de fábrica e solicitar peças em garantia para troca.
Se o problema não for no produto, pode estar mal dimensionado (tamanho e geração de calor de ambiente maiores do que a capacidade de refrigeração/aquecimento do equipamento).
Vai depender de sua região, tamanho do ambiente, materiais usados na construção. Sempre chame um técnico de sua confiança para verificar o ambiente e calcular, visto que um rendimento baixo devido a mau dimensionamento não é caso de garantia.
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São cobertos por garantia apenas os problemas decorrentes de defeito de fabricação. Assim, não são cobertos:
• Problemas ocasionados por avaria de transporte;
• Falta de manutenção e limpeza
• Danos por variações elétricas;
• Danos por condições climáticas ou natureza;
• Equipes técnicas não autorizadas/credenciadas;
• Utilização de peças de reposição não originais;
• Descaracterização do produto (pintura, adesivagem, etc);
• Dados das etiquetas alterados ou rasurados;
• Tensão elétrica diferente do original do produto;
• Instalação feita de forma diferente da recomendada pelo manual do produto.
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Cada fabricante oferece um prazo específico para suas linhas de produtos. Todas elas são obrigadas pelo Código de Defesa do Consumidor a atenderem produtos com emissão de Nota Fiscal menor que 90 dias. A partir disso, o seu produto só terá garantia se for instalado/atendido por técnicos credenciados/autorizados.
Primeiramente, verifique as pilhas. Depois deste teste, veja se na tela do controle remoto estão aparecendo os ícones e a temperatura, aumente e diminua a mesma para conferir.
Se algum problema já for identificado nesta etapa, é possível que o controle esteja com defeito e, então, você pode entrar em contato com a loja em que adquiriu ou a fábrica para verificar se é possível o envio de um controle novo.
Se o controle aparentemente funciona corretamente, mas ainda assim, não se comunica com o equipamento, é necessário chamar o técnico instalador para que faça testes de comunicação entre controle e produto e identifique o que está causando esse comportamento. Se for credenciado/autorizado, ele mesmo pode entrar em contato com a revenda ou fábrica e iniciar o procedimento de abertura de garantia.
Neste caso, você deve verificar se a nota de compra tem menos de 90 dias. Se sim, entre em contato diretamente com o fabricante para que seja enviada uma equipe técnica credenciada para o atendimento em garantia. Se tem mais de 90 dias, seu produto já perdeu a garantia e você pode chamar uma empresa ou técnico à sua escolha para o atendimento.
Caso o produto esteja novo, intacto e completo e dentro da sua embalagem original, você pode solicitar devolução conforme orienta o Código de Defesa do Consumidor, desde que dentro dos sete dias corridos da data do recebimento (válido apenas para produtos comprados de forma não presencial).
Se já foi instalado, infelizmente não há como o produto ser devolvido, visto que a simples instalação do equipamento já o caracteriza como usado, devido ao rompimento de lacres e sinais que a instalação deixa.
O ideal é limpar a cada quinze dias, para evitar a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos que podem afetar sua saúde, mas isso dependerá da utilização. Se o uso não é frequente, pode-se dar um tempo maior a esse prazo.
Por se tratar de um circuito fechado, o gás não acabará ou diminuirá. Caso seu técnico verifique que a quantidade de gás está menor do que a indicada, com certeza há a presença de vazamento, que pode ser um micro furo.
Apenas com teste de estanqueidade a resposta será encontrada e, neste caso, se seu produto estiver dentro da garantia, é possível solicitar reposição da peça com vazamento para troca.
Os procedimentos de instalação só são cobertos por garantia se a empresa instaladora for credenciada/autorizada e, desta forma, caso a instalação tenha sido feita por particular, este é o responsável por solucionar os problemas decorrentes da instalação.
Após a assinatura do conhecimento (documento que o recebedor assina declarando que o produto foi entregue em perfeito estado), as transportadoras encerram o contrato de entrega e não é mais possível reclamar sobre avarias, por isso é necessário sempre uma vistoria completa no produto ao chegar.
Porém, se o seu produto está com avaria apenas vista depois da abertura da embalagem, tire fotos das avarias, do produto completo, das etiquetas constantes nele (modelo e série) e também das embalagens, entrando imediatamente em contato com nosso SAC (51) 992344272 para informar sobre os danos, para que possamos verificar e orientá-lo.
Equipamentos abaixo de 36.000 BTUs sempre vêm com carga completa de fábrica, caso o instalador verifique que há falta, é necessário um teste de estanqueidade para identificar onde há um vazamento e então proceder com a abertura de garantia. Equipamentos de 36.000 BTUs e acima vêm com carga incompleta, no manual do cliente e na etiqueta da condensadora estão as informações sobre o total de gás que vem de fábrica.