As águas de março vem fechando o verão e, provavelmente, você já se perguntou se o ar condicionado pode pegar chuva? A parte interna fica protegida dentro de casa e não sofre com as mudanças climáticas. Já a parte externa fica exposta ao tempo e, apesar de ter uma carcaça feita para resistir à mudança climática, é necessário tomar alguns cuidados.
Neste artigo vamos discutir sobre os principais cuidados com a condensadora nos dias de chuva. Acompanhe e tire suas dúvidas:
Precaução na hora da instalação do ar condicionado
A resposta rápida para o questionamento se o ar condicionado pode pegar chuva, é sim. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados durante a instalação.
A condensadora é construída para resistir a chuva, neve e sol forte. Quando instalada por um profissional especialista, você pode ter a certeza que o aparelho funcionará nas melhores condições.
Para que a condensadora suporte às diversas mudanças climáticas, é necessário que sejam tomados alguns cuidados na hora da instalação:
- O local deve ter pouca circulação de pessoas, ser seco e arejado;
- A condensadora não deve ser instalada próxima a fontes de calor ou vapor;
- É bom evitar que o equipamento fique em área exposta a ventos fortes, chuva intensa e poeira;
- Deve ser instalada bem nivelada e, se necessário, utilizar uma base de concreto;
- Para evitar ruídos, podem ser utilizados borracha nos pés das unidades;
- Se for instalado mais de uma unidade condensadora, elas não devem ser instaladas próximas. Evitando o cruzamento de ar;
- Utilizar as distâncias recomendadas pelo fabricante para que haja uma boa circulação de ar para um bom funcionamento do sistema.
Com a unidade externa instalada por um profissional especializado e tomando todos os cuidados, seu bom funcionamento está garantido. Agora, para dias de chuva, são necessários alguns cuidados adicionais.
Cuidados com ar condicionado em dias de chuva
Imagine a situação: chuva com raios e trovões lá fora e as dúvidas vem surgindo “desligo o ar condicionado?” “preciso proteger a condensadora?”. Calma, vamos te mostrar as possibilidades.
Para algumas máquinas é indicado colocar uma proteção para que a chuva não a atinja. Esta escolha causa algumas divergências entre os instaladores. Há quem indique e quem é contra a utilização de capa protetora nas condensadoras. A justificativa é que, apesar de ter uma proteção maior para dias de chuva, pode dificultar a saída de ar. Com o impedimento da exaustão do ar, é possível que haja uma condensação e aparecimento de mofo e bolor. Caso você opte por usar a capa, escolha uma que seja respirável.
Você também pode escolher protetores especiais, que ficam fixos e ajudam a preservar a condensadora.
Tipos de Protetores
Protetor de fibra de vidro: se adequa a modelos de janela e split e oferece uma diversidade de tamanhos. É ótimo para preservar a higiene do aparelho e é capaz de escoar a água da chuva, protegendo a condensadora;
Protetor de concreto: geralmente é projetado em conjunto com a casa ou prédio. Ele protege a condensadora da água da chuva e da sujeira;
Protetor de telhado: a condensadora tem a parte superior protegida da água da chuva e da sujeira que vem de cima. São feitas de telhas que permitem a troca de ar do aparelho, podendo ser de qualquer material que seja respirável.
Dicas de cuidados com o ar condicionado na chuva
Agora, que você já tem o ar condicionado instalado e começou a chover, veja algumas dicas de cuidados com o aparelho:
- Se você sabe que vai começar a chover, resfrie o ambiente até que se inicie a chuva e em seguida desligue o aparelho. Em dias de chuva mais fraca é possível permanecer com o ar condicionado ligado, mas não por muito tempo. Ficar com o aparelho funcionando por muito tempo causa excesso de umidade e pode gerar problemas no motor a longo prazo. Se começar uma chuva forte o ideal é desligar o ar condicionado;
- Em dias com muitos raios é necessário retirar o aparelho da tomada. Assim, você garante que o ar condicionado não sofra qualquer tipo de curto ou pane durante uma queda de luz ou pane de energia;
- Espere um pouco para ligar seu ar condicionado após a chuva. Isso porque a umidade ainda estará presente e pode acarretar em problemas a longo prazo. Além disso, existe a possibilidade de haver raios e trovões que podem prejudicar o funcionamento da máquina.
Com esses cuidados você prolonga a vida útil e desempenho do seu aparelho. Se você achou útil esse artigo, compartilhe essa informação com amigos e conhecidos. Assim, você garante dias mais fresquinhos por mais tempo.