Além disso, muitas pessoas sentem uma intensificação de alergias e doenças respiratórias. Quando entram em um ambiente com ar condicionado sem manutenção recorrente, percebem a piora dos sintomas. Essa experiência pode gerar alguns desentendimentos com o aparelho.
Para que o ar condicionado opere da melhor forma e garanta eficiência e qualidade do ar, é importante aconselhar o cliente aos cuidados que ele deve ter.
Leia também: Saiba como evitar a gripe usando ar condicionado
Manutenção do ar condicionado
A manutenção e limpeza do aparelho são passos fundamentais para ser garantido um bom funcionamento, purificação e qualidade do ar. Oriente sempre seu cliente dos cuidados necessários:
Limpeza dos filtros: a limpeza de filtro deve ser realizada regularmente e pode ser feita pelo próprio cliente. Com o outono, o clima mais seco pode levar a um acúmulo maior de poeira e outras impurezas nos filtros. Isso pode prejudicar a qualidade do ar e a eficiência do aparelho.
Manutenção geral: além dos cuidados específicos, é importante lembrar e conscientizar os clientes sobre a necessidade de realizar a manutenção geral do ar condicionado de forma regular.
Verificação da pressão: nas manutenções periódicas, principalmente durante o outono, é importante verificar a pressão do gás refrigerante para garantir um bom funcionamento do ar condicionado.
Checagem das conexões: tenha uma atenção maior com as conexões e componentes do sistema durante as manutenções, assim você garante que tudo funcione corretamente. Com as variações de temperatura durante a meia estação, a pressão do sistema de ar condicionado pode alterar. Portanto, é importante checar alguns detalhes.
Ao seguir essas dicas, você pode ajudar seus clientes a manter seus aparelhos funcionando corretamente durante todo o ano. Garantindo um ambiente mais saudável e confortável em suas casas e escritórios.
Cuidados redobrados no Outono
O outono tem um clima característico da época, sentido principalmente na região sul, sudeste e centro-oeste. As particularidades são: temperaturas mais baixas, tempo seco, aumento dos ventos e queda de folhas e frutas.
A combinação de tempo seco com maior incidência de ventos, aumenta a quantidade de poeira no ar. Isso pode gerar um maior acúmulo de resíduos no filtro do ar condicionado. Para evitar que o filtro fique sobrecarregado e acabe não exercendo sua função de filtragem, é importante lembrar o cliente de limpezas mais frequentes nesta época.
Sempre que possível lembre seus clientes sobre a importância de manter o ar condicionado limpo e com a manutenção em dia.