Em locais em que o clima é quente e úmido, essas alergias podem se intensificar. Em casos como esse, o ar condicionado é um ótimo aliado. Escolher o ar condicionado ideal pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida. Mas existem muitos modelos disponíveis no mercado, como escolher?
Escolhendo o ar condicionado ideal
No mercado existem tantas opções e cada um com suas características e qualidades.
Os modelos inverter tendem a ter um valor um pouco mais alto que os convencionais, com uma diferença que é o consumo de energia.
Essa tecnologia faz com que o funcionamento interno do ar condicionado trabalhe de maneira constante, sem aquele liga e desliga do motor.
Um equipamento com a tecnologia inverter consegue economizar até 60% na conta de luz em comparação com modelos tradicionais.
Com essas informações você consegue entender se a tecnologia faz sentido para sua realidade. Agora, é necessário analisar questões como tamanho do ambiente, incidência solar, quantidade de pessoas que vão usufruir do ar condicionado e fontes de calor externas.
Tudo isso impacta diretamente na funcionalidade do aparelho. Para quem busca qualidade do ar, é necessário entender a potência e economia de energia, além de buscar pelo aparelho que traga mais conforto e preze pela saúde.
Leia também: Como escolher o ar condicionado ideal para mim?
Busca pela saúde e bem-estar
O ar condicionado pode ser um grande aliado para quem tem alergias respiratórias. Cada modelo tem suas características e qualidades que devem ser consideradas no momento da escolha.
Todos os aparelhos de ar condicionado possuem filtro, impedindo que partículas de poeira, pólen, ácaros e outros microrganismos. Alguns com outras tecnologias adicionais, mas o básico sempre está ali.
Os filtros de ar mais comuns são os de tela, que são simples e baratos, mas não são muito eficientes em reter partículas pequenas.
Já os filtros eletrostáticos são mais eficientes, pois possuem uma carga elétrica que atrai as partículas presentes no ar. Porém, eles precisam ser limpos com frequência para manter a sua eficiência.
Os filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) são os mais eficientes na retenção de partículas pequenas, como as que causam alergias respiratórias.
Eles conseguem reter até 99,97% das partículas presentes no ar com tamanho superior a 0,3 mícrons. Porém, eles são mais caros e precisam ser substituídos com frequência.
Outro aspecto a ser considerado na escolha do ar condicionado ideal para quem sofre com alergias respiratórias é a sua capacidade de desumidificação. Um ambiente com uma umidade equilibrada se torna muito mais saudável para todos no ambiente.
Se você está procurando um ar condicionado que atenda suas necessidades, entre em contato com nossos especialistas.